"Actualmente, os blogues têm vindo a ser objecto de atenção nas comunidades escolares e educacionais, (…) Cada vez mais alunos e professores de todos os níveis de ensino, descobrem na criação de blogues uma outra forma de aprender, de ensinar, (…)O número de blogues criados e dinamizados por professores e/ou alunos tem aumentado de forma significativa na blogosfera nacional, sendo possível fazer referência a uma blogosfera escolar portuguesa, cada vez mais consolidada, abrangente e diversificada." (Gomes & Lopes, 2007).
O grupo optou por pegar neste texto pois considera que a análise do mesmo permitirá concretizar a actividade em questão, de modo a esmiuçar o potencial da blogosfera.
O grupo aponta uma série de vantagens que o blogue proporciona: fácil utilização ( gestão, dinamização e publicação da informação), gratuitidade , colocação de imagens e podcasts, flexibilidade (aprender sem necessitarmos de interagir presencialmente com os nossos docentes e/ou com os nossos colegas), desenvolvimento de competências ( escrita e leitura), espírito crítico (maior preocupação com a informação que é publicada), argumentação (através do desenvolvimento de debates), etc.
Existem assim várias estratégias pedagógicas. E uma delas está a ser levada a cabo pelo grupo, nomeadamente a realização de um portefólio digital, sendo este blog a ferramenta de suporte.
Referências:
https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/6487/1/gomes2007.pdf. Acedido a 06-03-2010.
0 comentários:
Enviar um comentário